Blog

Geral

O verdadeiro Papel do Gestor

Alcançar a liderança é um anseio de muitos profissionais. No mundo organizacional é comum encontrarmos líderes com muitos perfis diferentes. Cada gestor, do  seu modo,  tenta fazer o seu melhor todos os dias, acertar nas suas decisões. 

Uma sugestão é responder para si mesmo as seguintes perguntas:     

Quanto tempo do seu dia você acompanha metas e números da sua área? 

Quanto tempo passa em reuniões que se multiplicam ao longa da semana? 

E quanto tempo você tira para se dedicar as pessoas da sua equipe? 

É muito comum quando se observa a agenda, verificar que não se tira tempo para conversar com os liderados. Mesmo que seja uma conversa informal, priorizar as pessoas do ambiente de trabalho é fundamental para os resultados. Muitas vezes um “Bom dia”, “Boa Tarde”, “como vai”, podem fazer a diferença.

Precisa-se cuidar para que a rotina não atropele, a ponto de não ser exercido o principal papel do gestor que é cuidar das pessoas, que são os que fazem os números e as metas acontecerem. Conhecer quem está ao lado todos os dias é essencial para que se consiga extrair o melhor de cada um.

Em uma relação empresa x colaborador existem expectativas de ambos os lados. E é necessário que esse alinhamento (de expectativas) aconteça com a maior frequência possível. Verificar não apenas se as metas e desafios propostos ao colaborador estão sendo atingidos, se suas entregas estão ok,  mas também, se a empresa consegue atender os seus anseios de carreira, de desenvolvimento, se o clima e os desafios que são oferecidos estão de acordo com o que os colaboradores buscam para si.

Um bom desafio é separar 15 à 20 minutos do seu dia para olhar exclusivamente para as pessoas. David Ulrich em sua obra “Sustentabilidade da Liderança” destaca que a forma como você usa seu tempo, o define como Líder. Vamos começar aos poucos, ter disciplina e nos surpreender com o que virá!

2. MARI_ para fim do artigo
Mariangela A Lima Wruck
Gestão Pessoas da Arber Parafusos